Qual a melhor galinha ornamental para começar uma criação?

Atualizado: 2 de dez. de 2020

Como escolher o melhor animal? Como fazer uma boa seleção? Quanto vale esse animal? Essas são algumas das perguntas que eu escuto com frequência quando alguém vem falar comigo. Pensando nisso resolvi fazer essa postagem para auxiliar com algumas dicas no tocante a ter animais de qualidade, puxando para o lado de galinhas ornamentais.


A primeira coisa que precisamos fazer quando queremos adquirir algo ou mesmo realizar uma seleção é a PESQUISA. Uma boa pesquisa nos guia em direção ao nosso objetivo. Por exemplo: Eu quero começar a criar galinhas da raça Brahma. Partindo desse ponto, preciso pesquisar: A origem da raça, as características, quem são os principais criadores no Brasil e na minha região e qual o meu objetivo com a criação desses animais. Quando encontramos a origem da raça e suas características já ficamos aptos para saber quais são as definições para a ave ter um melhor padrão, logo, ficamos mais criteriosos na hora de adquirir o animal! Consequentemente, uma ave de melhor padrão tem um maior valor!

A questão do valor dos animais de bom padrão varia muito de região para região! Quando você encontra os bons criadores da raça de interesse é possível a partir do preço praticado por eles ter uma boa ideia dos valores desses animais. Em relação à seleção dos animais, precisamos novamente levar em consideração quais são as características que nós buscamos melhorar. É muito difícil aprimorar tudo de uma vez, portanto, é preciso ir por partes. Observo o plantel de animais que eu possuo, encontro as características que estão ruins e ranqueio-as em “ordem de urgência”, ou seja, escolho qual vou tentar resolver primeiro, exemplo: 1) Cor dos pés; 2) Penas nos pés; 3) Crista. A dica aqui é tentar escolher as características mais difíceis de selecionar por primeiro.


Em suma, fica evidente que sem uma pesquisa prévia é muito difícil conseguirmos avançar com a nossa criação. Depois da pesquisa, um plano de ação. Em pequenos passos vamos conseguindo um grande avanço.



89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo