Por que algumas galinhas tem as penas frisadas? Por dentro da genética!

E aí pessoal, como estão? Hoje vamos abordar sobre o gene “Frizzle”, ou seja, o gene das penas frisadas! As galinhas frisadas possuem uma mutação que faz com que a medula das penas mude de conformação, dando esse aspecto de estarem arrepiadas. Nesse post, vamos exemplificar com as nossas galinhas polonesas frisadas.

Polonesa Frisada, Galinha Frisada, Galinha arrepiada, Frizzle Chicken, Frizzle Polish Chicken
Galinha Polonesa Frisada (heterozigota), cor Barrada

O gene frizzle é representado pela letra F, e é de dominância incompleta (ou seja, o heterozigoto apresenta fenótipo intermediário em relação aos homozigotos). Além da mudança nas penas, esse gene pode causar anormalidades nos órgãos internos (coração, baço, moela e canal alimentar aumentados).

Galinha Frisada, Galinha Polonesa Frisada, Frizzle Polish Chicken
Frango Polonês Frisado (homozigoto)

Os genótipos FF e Ff produzem animais frisados, entretanto buscamos o heterozigoto! Vamos exemplificar que fica mais fácil para compreender:


FF - dominante: Galinha com as penas frisadas – não é desejável;

Ff - heterozigoto: Galinha com as penas frisadas – ideal;

ff - recessivo: Galinha com as penas normais.

O heterozigoto (Ff) apresenta o fenótipo mais bonito, onde as penas tem aspecto suave, e a ave fica inteira plumada. É o frisado mais bonito. Quando acasalamos Ff x Ff, temos o seguinte resultado: Ff x Ff: 25% FF (frisado ruim), 50% Ff (frisado ideal) e 25% ff (não frisado).


Galinha Frisada, Polonesa Frisada, Polish Chicken, Frizzle Polish Chicken
Galinha Polonesa Frisada (heterozigota), cor Dourado

Quando temos um FF a ave tem as penas muito finas que quebram com muita facilidade, esse animal fica a maior parte do ano com poucas penas, com um visual acabado e cheio de falhas. O frisado não fica tão bonito. Se eu tiver um FF e quiser melhorar o frisado nos filhos, é fácil! Só acasalar esse animal com uma ave de penas normais. FF x ff: 100% de Ff, que é o frisado ideal! Depois, pra evitar os frisados ruins, você pode continuar acasalando FF x ff, ou ainda realizar um Ff x ff, a proporção será a seguinte:


50% Ff (frisado ideal) e 50% ff (não frisado).


Legal né? Agora ficou fácil de conseguir melhorar o padrão dos nossos frisados. Aqui no Rancho LW a gente tem feito muito FF x ff e os resultados vocês já viram que foram muito bons!



Referências:

https://www.barnevelders.net/chicken-genetics-gene-table-andbreeding.html#mcetoc_1dnsour8kn https://homesteadontherange.com/2013/11/12/frizzle-chicken/

804 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo