Onde construir o galinheiro para as galinhas? Qual a orientação correta?

Atualizado: 1 de dez. de 2020

Qual a orientação correta para as instalações? Essa é um dos temas que eu mais vejo dificuldade em relação ao entendimento. A orientação correta deve ser no sentido LESTE-OESTE. Por quê?




O sol nasce no leste, dessa forma, ele vai percorrer toda a cunheira da nossa instalação durante o dia, logo, os raios solares não irão incidir diretamente sobre os animais. O estresse térmico pelo aumento da temperatura no galinheiro pode levar a grandes prejuízos produtivos e econômicos, portanto é de extrema importância levar em consideração a orientação do nosso galinheiro. A imagem acima ilustra exatamente esse percurso do sol.


Mas Luis, agora eu já fiz meu galinheiro na orientação errada. O que fazer? Nesses casos, precisamos adaptar uma estrutura com sombrite para diminuir a incidência dos raios solares (parecido com o que temos no Rancho LW), ou ainda plantar árvores que possam servir de sombra durante os períodos mais quentes do dia. As árvores também atuam como quebra vento, uma grande vantagem.


Gostou do nosso post? Compartilhe com os amigos e deixe um comentário!


Quer saber mais sobre instalações e criação de galinhas? Acesse nosso curso sobre criação de galinhas ornamentais, o link está sessão de cima do site!


82 visualizações0 comentário