O que faz uma galinha ser garnisé? Saiba tudo aqui

Muitos de nós começamos a criação com os Garnisés (Galizés), que são galinhas em miniatura. Mas o que os torna tão pequenos? Vamos abordar a resposta aqui nesse texto.


O gene responsável pelo nanismo característico dos garnisés é o DWARF. Os genes são as unidades básicas da hereditariedade, eles são os responsáveis pela expressão ou não das características nos animais (tamanho, tipo de crista, tipo de rabo, cor dos ovos, topete, etc.).


O DWARF é representado pelas letras DW, sendo um gene ligado ao sexo. A característica é expressa quando o gene se apresenta na forma recessiva (dw). O dominante seria (DW).

Nos seres humanos, o par de cromossomos sexuais é XX para mulheres e XY para homens, enquanto nas aves para os galos é ZZ e as galinhas ZW. O gene dwarf (dw) é ligado ao cromossomo Z. Como o galo possui 2 cromossomos sexuais Z, para ele ser anão precisa necessariamente possuir o recessivo (dw) nos dois Z. Vamos exemplificar:


Galos: Z (DW), Z (DW): tamanho normal; Galos: Z (DW), Z (dw): tamanho normal; Galos: Z (dw), Z (dw): nanismo.


Nas fêmeas, só há 1 cromossomo Z. Dessa forma, para ela apresentar nanismo, basta apresentar o dw - recessivo no Z.


Galinha: Z (DW), W: tamanho normal. Galinha: Z (dw), W: nanismo.


A característica nanismo pode se manifestar de 3 diferentes maneiras, de acordo com o alelo que aparecer junto com o lócus dw.


- dw (clássico): Recessivo. Os machos são reduzidos em tamanho em aproximadamente 43%, as fêmeas entre 26-32%. O dw é responsável por alguns efeitos benéficos, apesar da diminuição do tamanho dos animais. Os homozigotos dw são mais resistentes à doença de Marek, sofrem menos acidentes de postura e possuem resposta imunológica mais rápida. Os defeitos nos ovos também são suprimidos (duas gemas, casca mole). O nanismo, dw, não afeta a mortalidade, mas adia o início da postura em frangas por até duas semanas. Embora o número e a massa de ovos diminuam ligeiramente em dw, a eficiência alimentar (consumo de ração por ovo colocado) geralmente aumenta de 13 a 25%.


- dwB - recessivo, mas mostra um efeito de dose; gene 'bantam'. As fêmeas reduziram de tamanho em 5-11% e os machos em cerca de 5% em heterozigotos e 14% em homozigotos.


- dwM - anão MacDonald. Reduz o peso corporal em 13,5% e o comprimento da “canela” em 9%. Alélico com dw.


Pode parecer meio confuso de início, mas é bastante simples de entender como é a genética de um garnisé, não é? Quaisquer dúvidas que surgirem podem ser deixadas como comentários aqui nessa publicação. Se quiser conhecer mais sobre a genética das galinhas e seus genes, acompanhe nosso BLOG aqui no site do RANCHO LW, além das nossas REDES SOCIAIS onde postamos muitos conteúdos técnicos e dicas sobre a criação de aves! E não esquece de compartilhar esse post nos grupos de criadores!


INSTAGRAM: @rancho_lw e YOUTUBE: Rancho LW




174 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo