O que faz as galinhas botarem ovos com cascas coloridas? Azul, Vermelho, Verde, Oliva, Branco

Olá pessoal! O post de hoje vai ser sobre um dos temas mais pedidos por vocês: A COR DA CASCA DO OVO. As galinhas põem ovos em várias cores: branco, marrom, verde, azul, e vários outros tons dentro dessas colorações. A cor da casca do ovo é definida 100% através da genética do animal.

Galinhas que botam ovos coloridos. O que faz as galinhas colocarem ovos coloridos? Raças de galinha que botam ovos azuis

Sabe-se que três pigmentos são os responsáveis pela cor das cascas dos ovos de galinha: protoporfirina, biliverdina e quelato de biliverdina-zinco.

Ovos coloridos de galinhas. Ovos azuis. Ovos verdes

Os ovos brancos tendem a ter pouca protoporfirina, enquanto os ovos marrons possuem principalmente esse pigmento. A cor de casca marrom é definida por um gene dominante que é epistático em relação ao gene recessivo de casca branca. Ou seja, quando o gene para ovo marrom está presente, ele inibe o branco. Há um gene inibidor do pigmento protoporfirina (pr). Ele é recessivo, e quando está presente, inibe a coloração marrom dos ovos. Nesse caso, o que temos é o ovo branco.


O fenótipo do ovo azul é mais complexo, e surgiu há apenas 200-500 anos, aqui na América do Sul. Pesquisas indicam que essa coloração é devido a um retrovírus antigo que se fundiu ao genoma das galinhas. Doidera hehehe. O gene da casca azul (O) é dominante em relação ao gene da casca branca (o). Quando os genes de casca azul e marrom estão presentes simultaneamente resultam na produção da cor verde na casca (dominância incompleta). Quando não há a presença do gene do ovo azul (O), o gene recessivo (o) permite a expressão do ovo de casca branca, desde que na ausência do gene de cor marrom.

ovos coloridos, quais são as galinhas que botam ovos coloridos? galinhas que botam ovos verdes

Para tentar deixar mais fácil de entender: O gene de casca marrom é dominante em relação ao gene de casca branca. Quando não há presença do gene de casca marrom, há a expressão do branco. Se houver o gene do ovo azul + o gene do ovo marrom, eles atuam produzindo o ovo de casca verde (dominância incompleta). Se há o gene de ovo azul + o gene do ovo branco, ele é dominante em relação ao branco e o fenótipo observado será ovo azul.



Referências:

https://www.barnevelders.net/chicken-genetics-gene-table-andbreeding.html#mcetoc_1dnsol99ge https://microbewiki.kenyon.edu/index.php/Genetics_of_Egg_Color_in_Chickens https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0032579119319662

574 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo