O que determina uma galinha ser branca ou colorida? Saiba tudo aqui

Um dos maiores mistérios para os criadores de galinhas é entender a genética de cores. Nesse artigo, vamos esclarecer o que define uma ave ser branca ou colorida, e quais os genes responsáveis por isso.

Galinha Colorida

A cor da plumagem das galinhas é definida pelos genes representados pela letra C. O gene dominante C determina que a ave seja colorida, enquanto o gene recessivo c determina que as penas sejam brancas. Entretanto, essa característica sofre ação de epistasia dominante de outro gene, o gene I.


"LUIS, o que é EPISTASIA DOMINANTE?" Calma que eu te explico: na epistasia, um gene influencia a expressão de outro gene de forma simples, onde apenas um de seus alelos impede a manifestação do outro. Ou seja, se houver a presença do gene I (dominante) há a inibição da produção da pigmentação nas penas. Já o gene i (recessivo) não apresenta o efeito inibidor e o que comanda será o gene C. Fica bem mais fácil de entender com exemplos!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

CCii, Ccii = coloridas ccii = brancas (branco recessivo) CCII, CCIi, CcII, CcIi, ccII, ccIi = brancas (branco dominante).⠀Note que, na presença do gene dominante I (uma ou duas cópias) não importa se o C é dominante ou recessivo, uma vez que através do efeito inibidor dele todas as aves serão brancas. ⠀

⠀⠀⠀⠀

Se fosse para resumir: se houver o alelo dominante I não importa o C. As penas da ave serão brancas, pois o gene I é epistático em relação ao C. Agora, se o gene I não estiver presente o que vai comandar a coloração das penas é o gene C, se for dominante (CCii ou Ccii) a galinha será colorida, se for recessivo (cc__) a galinha será branca! É meio confuso, mas se ler umas 3 vezes fica fácil de entender né? hehehehe


Gostaram do artigo de hoje? Se sim, não esquece de compartilhar com todos os amigos criadores! Se houver qualquer dúvida ou sugestão de tema par artigo, comenta aqui embaixo e não esquece de seguir as nossas redes sociais hein: INSTAGRAM - @rancho_lw e YOUTUBE: Rancho LW.




426 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo