Galinha Sedosa: Por que as penas são assim? Entenda

A característica mais marcante da raça sedosa são as penas em forma de plumas, ou como alguns gostam de dizer: “penas que parecem pelo ou lã”. Vamos entender o porquê as aves apresentam esse atributo?

Para entender a genética desses animais precisamos isolar o gene “Silkie”, que é recessivo e representado pela letra “h”. Mas por que “h”? Quando os pesquisadores observaram as penas de sedosas em microscópio notaram que não possuíam os pequenos ganchos que deixam as estruturas das penas “normais” agrupadas. Gancho em inglês é “Hook”, falta de gancho é “Hookless”. Portanto, usaram o H dos ganchos (Hook) que não estavam presentes para representar esse gene. Legal né?


Vamos entender agora como a presença ou não desse gene afeta a aparência das penas das galinhas:


Ave HH: penas normais; Ave Hh: portador do gene silkie, porém ainda com penas normais; Ave hh: penas sedosas.


Quando cruzamos um animal homozigoto dominante (HH) com um homozigoto recessivo (hh – sedoso) obtemos a seguinte proporção:

HH x hh →Hh Hh Hh Hh, ou seja, todos os animais serão heterozigotos, portarão o gene recessivo, porém não serão sedosos. 100% da prole é de penas normais. Entretanto, ao cruzarmos esses heterozigotos entre si, obteremos a seguinte proporção:

Hh x Hh → HH (1/4) Hh Hh (2/4) hh (1/4). A proporção é de 3 penas normais para 1 sedosa.


Muito bacana né?! Além desse gene, as sedosas possuem vários outros: topete/crest (cr), barba/muff-beard (mb), polidactilia – 5 dedos (po) e pele negra – fibromelanose (fm)! Em breve todas essas características serão explanadas aqui no BLOG do Rancho LW. Gostou do artigo? Compartilhe-o com os amigos nas redes sociais, e não esquece de nos seguir:

Youtube: Rancho LW

Instagram: @rancho_lw

Facebook: Rancho LW

968 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo