Como usar o Farelo de Trigo nas rações de galinhas? Quantidade ideal e categorias animais.

Olá pessoal, como estão? O tema do post de hoje é sobre um ingrediente que é MUITO falado, e MUITAS pessoas têm dúvidas quanto a sua utilização: o farelo de trigo.

Primeiro, vamos classificá-lo: É um ingrediente ENERGÉTICO, assim como o milho. O farelo de trigo é obtido após o processamento do grão de trigo, e nada mais é que a casca do mesmo, triturada. Ele possui em sua composição entre 14 e 16% de proteína bruta, 3700 a 4000 kcal/kg de energia bruta e fibra bruta entre 9 e 11%. É um coproduto da indústria do trigo que possui valor relativamente baixo. (SILVA et al., 2009) (NUNES et al., 2001). A sua utilização em dietas de galinhas é restrita por conta do seu alto teor de fibras, que acabam por diminuir a digestibilidade da ração, ou seja, por mais que os animais consumam o alimento há uma maior dificuldade para digestão e absorção dos nutrientes, além do fato do farelo de trigo possuir componentes que aumentam a viscosidade do bolo alimentar, causando a diminuição do aproveitamento da dieta.

De acordo com Araújo et al., (2008), a inclusão de farelo de trigo na ração de recria reduz a taxa de crescimento de frangas e atrasa o início da postura, em relação a dietas a base de milho e farelo de soja. A inclusão deste ingrediente não deve ultrapassar de 10% na fase inicial, 8% na fase de crescimento e 12% na fase final para frangos de corte coloniais. (EMBRAPA, 2007).


É proibido então usar farelo de trigo na ração para galinhas? Não, entretanto devemos conhecer os ingredientes para uma melhor inclusão dos mesmos na ração, evitando assim perdas produtivas e econômicas. E se você não sabe como formular uma dieta, consulte um Zootecnista. Abaixo, indico um vídeo onde mostro algumas opções de ingredientes para substituir o milho na ração:



REFERÊNCIAS:

http://www.cnpsa.embrapa.br/SP/frangos/alimenta.htm

ARAÚJO, D. M et al.,Farelo de trigo na alimentação de poedeiras semipesadas na fase de recria. Rev. bras. Zootec, 2008.

2.079 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo